Ecologia Marinha Experimental

Estudar as relações complexas entre a biota marinha e as variáveis ambientais é um requisito primário para a gestão e conservação de ecossistemas, especialmente em sistemas insulares vulneráveis caracterizados pelo isolamento e um alto nível de endemismos.
Para resolver parte destas questões, a abordagem científica do MARE-Madeira combina levantamentos de campo e experiências de manipulação, interagindo entre invasões biológicas, alterações climáticas e ecologia de stress.
Os mesocosmos aquáticos são projetados para avaliar como organismos ou comunidades podem reagir às mudanças ambientais por meio da manipulação controlada de variáveis ambientais, atuando como um elo entre levantamentos de campo e experimentos de laboratório altamente controlados, uma vez que levam em consideração aspectos relevantes do mundo real, sem perder o vantagem de condições de referência confiáveis e replicação.
Neste contexto, o sistema de mesocosmo MOSS (Marine Organisms Stress Simulator) instalado nas instalações do MARE-Madeira na Quinta do Lorde Marina, destina-se a testar questões chave em ecologia e biologia marinha utilizando o escoamento contínuo através da água do mar. A infraestrutura do MOSS inclui 6 tanques pré-tratados (400 L) e 8 unidades mesocosmos (500 L) permitindo o desenvolvimento de vários experimentos simultaneamente com potencial para manipular uma gama de fatores ambientais (incluindo luz, nutrientes, pH (CO2), temperatura ) e realizar testes de tolerância térmica, testes de ecologia de estresse ou testes de ecologia de ecossistema de comunidade.
O MARE-Madeira dispõe ainda de um pequeno laboratório de amostragem com diversos estereomicroscópios e diversos equipamentos de campo e técnicos que permitem a realização de estudos experimentais no terreno.