Alejandro Bernal-Ibáñez
Função
Bio
Alejandro Bernal-Ibáñez é doutorando no MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, Agência Regional para o Desenvolvimento da Pesquisa, Tecnologia e Inovação (ARDITI). Concluiu o bacharelado em Biologia pela Universidade de Sevilha e o mestrado em Biologia Marinha pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Alejandro trabalhou no Centro Oceanográfico das Ilhas Baleares – Instituto Oceanográfico Espanhol (COB-IEO) como assistente de pesquisa com foco no estudo de comunidades de sistemas costeiros rochosos. Além disso, trabalhou como observador de pescas no programa “Pesca dos Tunídeos do Mar Mediterrâneo”. Actualmente é Estudante de Doutoramento (Ciências do Mar – Universidade de Lisboa) com orientação do Dr. Ignacio Gestoso e da Dra. Eva Cacabelos. Este projeto incidirá na avaliação e avaliação dos impactos humanos nas florestas de macroalgas do Arquipélago da Madeira. Alejandro colabora com diversos programas e projetos nacionais e internacionais para o estudo das florestas marinhas. Seu principal interesse de pesquisa é o estudo das comunidades bênticas, seu estado ecológico e os efeitos potenciais das mudanças climáticas.
Principais interesses de pesquisa
Ecologia de comunidade; florestas marinhas; ecossistemas costeiros; biogeografia; conservação marinha; das Alterações Climáticas; ecologia de estresse; ecologia experimental; experimentos modulares.
Grupos de Pesquisa
Sistemas Costeiros e Oceanos
Linhas Temáticas MARE
Biodiversidade e funcionamento do ecossistema
Risco Ambiental