Patrício Ramalhosa
Função
Bio
Patrício Ramalhosa é técnico de pesquisa do MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais da Agência Regional para o Desenvolvimento da Pesquisa, Tecnologia e Inovação (ARDITI).
Patrício Ramalhosa formou-se em Biologia Marinha e de Água Doce pela Queen Mary University of London em 2005. Em 2007 e 2008, participou do programa internacional de treinamento GAME (Global Approach by Modular Experiments) no GEOMAR Helmholtz Center for Ocean Research Kiel, Alemanha. Em 2013 iniciou um estágio no IMAR-Madeira com o objetivo de focar a sua investigação em comunidades incrustantes marinhas, estudando invasões biológicas por espécies não indígenas (NIS) na Madeira, Portugal. Em 2014 Patrício continuou a sua investigação sobre invasões biológicas no Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e começou a compilar uma abrangente base de dados do tráfego de navios de 1935 a 2017 em todos os portos e marinas da Ilha da Madeira.
Ele tem amplos interesses e treinamento formal em comunidades de incrustação marinha, invasões biológicas, ecologia marinha, inspeções de doca seca (DDI) e veículos operados remotamente (ROV). Patrício é um técnico de investigação de confiança com experiência em vários métodos e técnicas de investigação e é actualmente responsável pelo Laboratório e MOSS – Sistema de Simulador de Stress de Organismos Marinhos na Quinta do Lorde, Caniçal. Ele publicou mais de 20 publicações em periódicos revisados por pares.
Principais interesses de pesquisa
Invasões Biológicas; Comunidades Marinhas Incrustantes; Espécies Não Indígenas; Lixo e detritos marinhos; Ecologia do Estresse; Ecologia Experimental; Inspeções em doca seca (DDI) Veículo operativo remoto (ROV).
Grupos de Pesquisa
Sistemas Costeiros e Oceano