Sahar Chebaane
Função
Bio
Sahar Chebanne é doutoranda no MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).
Sahar começou sua carreira estudando espécies não indígenas em 2015. Sua tese de bacharelado foi sobre o monitoramento de espécies não indígenas em portos na Tunísia. Depois de terminar a licenciatura, ela concluiu seu mestrado na Faculdade de Ciências de Sfax em biodiversidade aquática. Ela concluiu sua tese de mestrado sobre bioinvasão marinha, que envolveu a implantação de um sistema de monitoramento de espécies não indígenas em portos e áreas marinhas protegidas. Durante seu tempo na universidade, Sahar publicou dois artigos como a primeira autora e ganhou o prêmio de melhor comunicação oral em um simpósio internacional. Atualmente, Sahar PhD focou em como a proliferação de espécies não indígenas pode afetar a dieta e o comportamento alimentar de espécies nativas da Ilha da Madeira.
Principais interesses de pesquisa
Ecologia de invasão; Ecologia Comunitária; Biogeografia; Espécies Não Indígenas; conservação marinha; Alterações Climáticas; ecologia experimental; gestão de áreas marinhas protegidas; Taxonomia; Monitoramento da biodiversidade; Aquicultura marinha.
Grupos de Pesquisa
Sistemas Costeiros e Oceanos
Linhas Temáticas MARE
Biodiversidade e funcionamento do ecossistema
Risco Ambiental