Diversão ao sol!
Ciência Viva no Verão 2025 em retrospectiva
De julho a setembro, realizámos cinco atividades da Ciência Viva no Verão, ao longo de oito dias de diversão científica ao sol! Recebemos um total de 152 participantes para explorar a aquicultura, a biodiversidade marinha e o mar profundo. Alguns dos nossos participantes tornaram-se cientistas por um dia para separar lixo marinho ou marcar (simular) baleias, enquanto outros aprenderam a mergulhar com snorkel. Alguns participantes saíram de barco para ver (e avistaram uma tartaruga!) e outros viram imagens ao vivo de um naufrágio a partir de um veículo operado remotamente (ROV).
Adorámos mostrar o melhor do nosso trabalho a todos os participantes e divertimo-nos a criar alguns jogos novos para vocês também! Muito obrigado a todos que participaram. E um agradecimento especial à nossa colega Sara Bettencourt por todo o apoio na organização de todas estas atividades. Aqui estão algumas das nossas fotos favoritas de todas as atividades (tiradas pela maravilhosa Beatriz Arraiol, salvo indicação em contrário).
Visita à Piscicultura do Arco da Calheta e da Ribeira Brava
organizado por César Gomes no contexto do projeto AQUAFISH0.0; com Marismar e Aquabaía
Nesta atividade os participantes realizaram uma visita de barco a uma piscicultura. O projeto AQUAFISH0.0 tem como objetivo fomentar a consciência social para os assuntos do mar, em que se inclui a pesca comercial e a aquacultura. Nestas visitas à piscicultura, participantes aprenderam mais sobre este tipo de produção animal.

Fotos por Sara Bettencourt e César Gomes
Mergulhar no Mar Profundo
organizado por Diane Esson, Ana Amaral, Laura Redaelli, Annalisa Sambolino, Rodrigo Silva, Paola Parretti, João Monteiro, João Pestana, Dinarte Vieira, Camila Davila (Jovem Embaixador) e Tomás Teixeira no contexto do projeto TWILIGHTED
O que é que vive nas profundezas do mar da Madeira? Como é que os animais caçam no escuro? Quanto tempo é que os mamíferos que mergulham nas profundezas, como os cachalotes, conseguem suster a respiração? Além de aprender as respostas para estas perguntas, os participantes exploraram as águas mais profundas em tempo real, enquanto os investigadores conduziram um veículo subaquático operado remotamente à volta da Madeira!

Na Rota dos Golfinhos e Baleias
organizado por Rita Ferreira, Raquel Alves e Anita Alessandrini
Nesta atividade com o MARE-Madeira e o Observatório Oceânico da Madeira, os participantes descobriram mais sobre a migração das baleias e golfinhos no arquipélago. A ação começou com uma palestra educativa seguida de um jogo, onde foi possível explorar a ecologia das espécies e as ameaças que estas enfrentam.

Detetives da Praia: Análise de Areias e Lixo Marinho
organizado por Sara Bettencourt, Ana Amaral e Antonio Muñoz
Nesta missão científica ao ar livre, os participantes transformaram-se em verdadeiros detetives da praia, com o desafio de descobrir o que se esconde na areia da praia Formosa. Usando ferramentas simples, exploraram a erosão, analisaram o tamanho dos grãos de areia, procuraram lixo marinho/plásticos escondidos e observaram pequenos restos de vida marinha!

Expedição Subaquática: Aventura e Biodiversidade para Jovens Exploradores
organizado por Rodrigo Silva, Eva Iñiguez, Eliette Hamard e Martim Moniz (Jovem Embaixador)
A Madeira é uma ilha no meio do Atlântico. Todos desfrutamos do bom tempo e das praias, mas… alguma vez te perguntaste sobre o que existe por baixo da superfície? Quantas espécies diferentes se escondem nas nossas águas? Que quantidade de cor e formas de vida marinha habitam o nosso mar? Nesta experiência subaquática, os participantes descobriram o maravilhoso mundo submarino que nos rodeia!

Até ao próximo verão!